Como reconhecer a fome e evitar a gula

672 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO

Olá pessoal!

Vamos começar esta semana falando um pouco sobre fome e gula. Muitas pessoas comem demais por não reconhecerem sua fome. Estas pessoas ignoram os sinais de saciedade que o corpo envia e continuam comendo. Comer bem não quer dizer comer demais e você já deve saber que comer demais não é saudável e vai levar ao ganho de peso e possivelmente a outros problemas de saúde, afinal o ganho de peso não anda sozinho. Ele sempre  vem acompanhado de um colesterol mais alto, uma glicemia alterada…Para reconhecer sua fome e aprender a lidar com ela, entre em contato com seu corpo e descubra maneiras de reconhecer-la. Quando entender isso, você perderá peso com mais facilidade e melhorará sua saúde. Aqui estão maneiras de entender a fome de verdade! Acompanhe!

1

 

#1    Entendendo o que a fome é…

Antes de você identificar que está com fome, você deve entender o que é. Seu estômago está roncando? Você sente fortes dores no estômago? A fome é simplesmente uma sensação de vazio, um sinal que seu corpo precisa comer. Se você comer uma fruta ficará satisfeito? Ou só ficará satisfeito se comer um chocolate? Se optou pela primeira opção, você está com fome. Porém se apenas o chocolate te deixa satisfeito, você está com gula.

#2    Ignore distrações

É hora do jantar. Você está cheio de trabalhos para fazer, está estressado com sua família e a televisão está ligada. Você senta a mesa e começa a comer vendo a televisão, revisando papéis e de quebra está discutindo com sua mãe na hora da refeição. Meu avô dizia que a hora da refeição é sagrada. Você não deve conversar, assistir televisão ou ficar conversando. E ele estava certo. Concentre-se em sua refeição. Relaxe. Sinta a comida, seu sabor, seu cheiro, mastigue! Algum outro órgão do seu corpo tem dentes? Não! Portanto, é na boca que o alimento deve ser mastigado! Se o alimento chega inteiro nos órgãos, a digestão fica comprometida! Certifique-se da quantidade que está consumindo e levante da mesa quando estiver satisfeito, mas com a barriga confortável. Se sua barriga estufar depois da refeição, algo está errado: ou você comeu acima da sua capacidade ou pode apresentar alguma intolerância alimentar.

2

 

#3   Mantenha-se hidratado

Você sabia que pode confundir sede com fome? Para não deixar isso acontecer, beba um copo cheio de água antes da refeição, assim você comerá a quantidade adequada que seu corpo precisa.

#4   Anote o que está comendo

Fazer um diário pode te ajudar muito, pois ás vezes comemos sem perceber, principalmente quando estamos em frente à televisão. Anote tudo que comeu durante o dia, até mesmo balas e chicletes. No fim do dia você pode se surpreender com a quantidade que anda consumindo.

# 5   Coma o que seu corpo precisa

Quando for se alimentar, certifique-se de que está consumindo uma alimentação equilibrada e saudável, rica em grãos integrais, proteínas magras e gorduras do bem. Com uma porção dos alimentos certos, você não passa fome, fornece os nutrientes que seu organismo precisa e garante sua saúde. Comer em excesso só te deixa menos disposto e com desconforto.

#6    A regra dos 15

Aguarde 15 minutos para seu desejo diminuir. Inspire e expire antes de atacar algo. Se ainda estiver com desejo de algo depois de 15 minutos, consuma um alimento rico em proteína. Que tal um iogurte natural desnatado com 1 colher de sopa de quinua em flocos? A proteína garante saciedade, pois seu tempo de digestão é maior.

A maioria das pessoas age de forma impulsiva. Procure analisar os sinais que seu corpo passa. Se você vive com desconforto, sem energia, por que continua comendo em excesso? Você se acostumou a passar mal? Nosso corpo é muito inteligente e trabalha ao nosso favor. Basta entender seus sinais!

Com amor e saúde,

Giovana Morbi

Fonte: Blog Giovana Morbi
AUTOR (A)

Danilo Guimarães

Servidor público federal, pós graduado em Gestão Pública, 24 anos, membro da Comunidade Cristã Evangélica em Petrolina, fundador do Servos de Jesus e buscando ser um verdadeiro louco pelo o Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>