Cuidando do Templo: Conhecendo o Diabetes

782 VISUALIZAÇÕES 2 Comments
shutterstock_107721341

No último domingo, representantes da associação dos diabéticos do Piauí (ADIP) estiveram falando sobre Diabetes melittus (DM) na igreja a qual frequento. Uma doença crônica que atinge cerca de 11.933.580 brasileiros, na faixa etária de 20 a 79 anos, com grande impacto na qualidade de vida e na economia do indivíduo e da sua família.

É nesse contexto que gostaria de chamar a sua atenção para esta doença.

A insulina é o hormônio que ajuda a glicose entrar na célula controlando seus níveis no sangue, quando esse hormônio não é produzido ou o corpo não consegue utilizá-lo da forma correta, os níveis sanguíneos de glicose aumenta, caracterizando o Diabetes.

Fique atento aos seguintes sintomas:

 

diabetes

 

Essa doença não tem cura, mas tem tratamento. Este é muito importante, pois evitará as complicações do Diabetes, como a cegueira, falência dos rins, infarto, derrame, amputação de membros, entre outras. O tratamento exige mudanças na alimentação, prática de atividades físicas e medicações, que podem ser orais, chamados de hipoglicemiantes orais, ou injetável, a insulina.

Previna-se!! Procure ter uma alimentação saudável, faça exercícios físicos e procure o médico regularmente para avaliação.

Soli Deo Gloria.

Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IW4R9I6AG4Q

Fontes:

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – Disponível em: http://www.diabetes.org.br/images/2015/area-restrita/diretrizes-sbd-2015.pdf

http://www.taringa.net/post/salud-bienestar/18468559/Diabetes-para-tenerlo-en-cuenta.html

 

AUTOR (A)

Emanuela Reis

Acadêmica de medicina, 21 anos, membro do corpo de Cristo, Igreja Batista da Glória em Teresina. Sou colunista do Cuidando do Templo e desejo ardentemente viver toda a minha vida para glorificar a Deus e desfrutá-la eternamente.

2 Comments
  1. Mariana Gonçalves

    25 de junho de 2015 at 13:05

    Ser servo de Jesus implica em cuidar co corpo, da alma e do espirito!! Que sejamos fortalecidos, entusiasmados e edificados pela SUA presença! Que vocês continuem informando e edificando vidas do reino e para o reino.. Améém!

    • Emanuela

      7 de julho de 2015 at 21:44

      Isso mesmo Mariana, seguir a Cristo implica em cuidar bem de todas as coisas que Ele nos dá. Desejamos imensamente abençoar vidas e proclamar o reino de Deus. Muito obrigada pelas palavras de incentivo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>