Cuidando do Templo: Cuidando do Seu Nariz

749 VISUALIZAÇÕES 2 Comments
Coriza Hialina
Coriza Hialina

ALERGIA, quem não conhece uma pessoa que tem alergia a alguma coisa? Você pode ter alergia a algo. Tipos? Grande variedade. E diante de tantas possibilidades, escolhi uma: rinite alérgica.

Um estudo na cidade de Curitiba mostrou que mais de 25% dos adultos tem rinite alérgica. No Brasil, os principais agentes desencadeadores são os ácaros do pó domiciliar. É interessante notar que, se um dos pais tiver a doença, a criança tem 50% de probabilidade de desenvolver o mesmo mal. Lógico, podem e existem casos sem histórico familiar positivo.

Ácaro do pó domiciliar
Ácaro do pó domiciliar

Os sintomas apresentados na rinite alérgica são: obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros e prurido (coceira) nasal após a exposição aos alérgenos. Pode também estar associada à irritação dos olhos, infecção do ouvido, asma, sinusite e má formações na face devido a respiração bucal que alguns adotam como escape.

 

 

Irritação ocular
Irritação ocular

O Tratamento é feito através do controle ambiental, uso de medicações e vacinas antialérgicas. As principais medidas são:

  • O quarto de dormir deve ser bem ventilado e ensolarado
  • Evitar colchões e travesseiros de pena
  • Evitar cortinas, tapetes, carpetes, ursos de pelúcia, caixas de papelão, estantes de livros e revistas
  • Evitar animais de pelo e penas, especialmente no quarto do paciente
  • Não fumar e não deixar que fumem dentro de casa ou do automóvel
  • Evitar banhos extremamente quentes
  • Dar preferência à vida ao ar livre

Além dessas medidas podemos recorrer a medicações. No mercado há drogas que previnem e outras que apenas aliviam os sintomas, nenhuma delas é isenta de efeitos colaterais devendo ser prescritas pelo médico. As vacinas são um tratamento longo que visam reduzir a sensibilidade do doente à determinada substância que lhe causa alergia.

AUTOR (A)

Emanuela Reis

Acadêmica de medicina, 21 anos, membro do corpo de Cristo, Igreja Batista da Glória em Teresina. Sou colunista do Cuidando do Templo e desejo ardentemente viver toda a minha vida para glorificar a Deus e desfrutá-la eternamente.

2 Comments
  1. Wellington

    28 de julho de 2015 at 17:16

    Muito bom texto, bem informativo. Deus te abençoe.

    • Emanuela Reis

      5 de agosto de 2015 at 00:11

      Amém Well.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>