Cuidando do Templo: OBESIDADE

552 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO
obesidade

Bom Dia Amados!!!

Um dia feliz começa com um sorriso no rosto!!!

Vamos conversar um pouco sobre um problema de saúde que tem atingido milhares de pessoas: OBESIDADE.

Afinal de contas, qual o limite de normalidade?? E quais os riscos que a obesidade traz?? E o que eu posso fazer para reverter esse problema??

Começaremos com a definição dessa doença: obesidade é o acumulo excessivo de gordura corporal. Ela ocorre quando a ingesta alimentar é maior que o gasto energético, nesse processo interfere fatores genéticos, ambientais e comportamentais. Por exemplo, é notável que com o advento do fast-food populações inteiras têm apresentado maiores taxas de aumento de peso. Depreende-se que filhos de pais acima do peso apresentam maior facilidade de ganhar peso. Obesidade no nascimento ou nos dois primeiros anos de vida gera uma memória genética, predispondo a pessoa a desenvolver esse problema na vida adulta.

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o IMC (índice de massa corpórea). Ele é calculado dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado em metros. Vejamos uma pessoa com 55 kg e mede 1,65 m tem o IMC de 20,2. O valor de normalidade do IMC varia de 18 a 24,9. Quando o resultado é maior que 25 a pessoa já se encontra com sobrepeso.

A obesidade é considerada uma doença, pois aumenta significativamente o risco para outros problemas de saúde como:

• Infarto do coração
• Derrame
• Hipertensão arterial
• Doenças cardiovasculares
• Distúrbios menstruais/infertilidade
• Diabetes
• Todos os tipos de câncer
• Apneia do sono
• Aumento do colesterol (gordura no sangue)
• Doenças nas articulações

Com tantas doenças associadas, a expectativa de vida nesse grupo encontra-se reduzida. As pessoas que têm obesidade vivem menos do que aquelas com peso adequado.

O tratamento é baseado na reeducação alimentar, no aumento da atividade física e, algumas vezes, pode ser necessário o uso de medicações ou procedimentos cirúrgicos e acompanhamento psicológico.

Se você apresenta sobrepeso ou obesidade procure um médico ele vai te orientar, ajudá-lo a vencer essa batalha e ter uma vida mais saudável.

AUTOR (A)

Emanuela Reis

Acadêmica de medicina, 21 anos, membro do corpo de Cristo, Igreja Batista da Glória em Teresina. Sou colunista do Cuidando do Templo e desejo ardentemente viver toda a minha vida para glorificar a Deus e desfrutá-la eternamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>