Doe sangue: Você Também Pode Ajudar – Cuidando do Templo

1036 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO

images (15)doacao_sangue2013_1O Sangue é um tecido do corpo humano, ele é produzido na medula óssea e desempenha diversas funções, entre elas transportar o oxigênio dos pulmões aos demais tecidos do corpo e levar o gás carbônico destes para o pulmão. É responsável pelo processo de coagulação que impede a perda excessiva de sangue, também carrega os leucócitos e os anticorpos que defendem o organismo contra infecções. Auxilia no controle da temperatura corporal, transportam os hormônios e os nutrientes absorvidos, bem como os dejetos do metabolismo celular para os rins, pulmões, pele e intestinos visando à eliminação destes.

Já deu para perceber que o sangue é muito importe, é por isso que gostaria de chamar sua atenção para a Doação de Sangue. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, queimaduras violentas e cirurgias que necessitam de transfusão sanguínea, bem como portadores de anemias, leucemias e hemofilia. E você pode ajudar uma dessas pessoas com um simples ato.

Este ato dura em torno de uma hora e não trás malefícios a sua saúde, pois o sangue retirado corresponde a menos de 10% do volume em circulação no corpo e é rapidamente reposto. A doação não vicia, bem como não torna o sangue “mais grosso”.

O que é necessário para doar:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
    • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
    • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
    • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
    • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
    • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
    • Ter repousado bem na noite antes da doação;
    • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
    • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
    • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Se você preenche esses critérios compareça ao centro de hemoderivados mais próximo e dê a sua contribuição. Devemos amar ao próximo como a nós mesmo, então aproveite a oportunidade. Em uma de suas parábolas (Lucas 10: 30-37), Cristo mostrou que o nosso próximo  é toda aquela pessoa que precise da nossa ajuda, e o que Deus requer de nós é que ajudemos sem discriminação, sem preconceitos, mas entendendo que tudo que fazemos é para glória de Deus.

Soli deo gloria

Autora: Emanuela Reis

 

 

AUTOR (A)

Emanuela Reis

Acadêmica de medicina, 21 anos, membro do corpo de Cristo, Igreja Batista da Glória em Teresina. Sou colunista do Cuidando do Templo e desejo ardentemente viver toda a minha vida para glorificar a Deus e desfrutá-la eternamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>