LOUVANDO AO REI: EBENÉZER

1906 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO
Rocha

Olá tudo bem?

Hoje quero compartilhar com vocês algo que está no livro de Iº Samuel – 7:12-13:


 

“Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mizpá e Sem, e chamou o seu nome Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR. Assim, os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra os filisteus todos os dias de Samuel.”


 

Israel passava por um período de muitas batalhas contra os Filisteus. E por causa de suas desobediências, por não cumprirem e sofreram nas mãos desses inimigos. Numa tentativa de intimida-los eles tiraram a arca para o acampamento, e lá a arca foi capturada, e mais uma vez os filisteus derrotaram o povo de Israel.

Durante todo o tempo em que a arca esteve com os Filisteus, houve sofrimento, pragas, doenças. Até que se dispuseram a devolver a Arca da Aliança. Depois que a arca foi devolvida os Levitas sacrificaram uma oferta ao Senhor, em seguida o profeta Samuel pega uma pedra memorial e declara Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!

Nesse fato histórico temos dois aprendizados, havia a possibilidade de Israel estar em pecado, nos afasta da abraços-abertoscomunhão com Ele, precisamos entender que andar com Deus nos custa andar em temor e reverencia à Sua Palavra. Quando Israel perdeu a primeira batalha, ao retornar a cidade, eles tiraram a arca do local onde estava, sem falar com Deus, sem se consagrar, e ainda foi trazida por dois homens que não honravam o compromisso com a Palavra de Deus (Hofni e Fineias). Precisamos ser pessoas que vivem a Palavra de Deus seriamente, e assim prevaleceremos as lutas que vierem.

O segundo aprendizado está na palavra Ebenézer, o Significado dessa palavra é “Pedra de Ajuda”, A bíblia nos aponta Jesus como rocha, como pedra angular/esquina, nossa ajuda, nosso socorro, nossa prioridade e reverencia não pode estar em objetos ou em outra pessoa a não ser em Cristo Jesus.

Nós precisamos lembrar todos os dias que nossa ajuda vem do Senhor, quando nós acharmos o contrário disso, nosso futuro será o fracasso, a vitória de nossos inimigos sobre nós. Precisamos voltar a Deus, reconhecer que Ele, apenas Ele é nossa força e que não há outro além d’Ele. Ele é nossa Rocha, nossa Fortaleza, foi através d’Ele que vencemos e chegamos onde estamos.

 

AUTOR (A)

Cleberson Marlos

Seminarista de Louvor e Adoração na Escola Adore e Proclame, Graduado em Ciências Contábeis, 27 anos, membro da Igreja Ministério Palavra Viva em Rondonópolis-MT, Colunista do Louvando ao Rei de Servos de Jesus, adorador e apaixonado por Jesus Cristo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>