O Verdadeiro Sentido

578 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO
ceia

Neste mês de Abril comemoramos a nossa libertação do pecado através de um sacrifício realizado na cruz do Calvário. Sim, eu estou falando da Páscoa, data em que comemoramos a ressurreição de Jesus e sua maravilhosa vitória sobre a morte, o pecado e o diabo.

Por todo o mundo, pessoas de todas as crenças, celebram do seu jeito, esse tempo de renovo, que simboliza a passagem da morte para a vida. Contudo, devemos nos perguntar: “será que estamos realmente entendendo qual é o verdadeiro sentido da Páscoa?” A Páscoa não é e nem deve ser considerada apenas um momento de celebração, com bacalhau no prato e troca de ovos de chocolate. Eu não sou contra essas tradições! O que estou dizendo é que temos o dever de lembrar a todos qual é o verdadeiro sentido da páscoa, falando da morte e ressurreição de Cristo e do que Ele fez por nós.

A primeira páscoa aconteceu há milhares de anos, quando o povo de Deus estava sendo escravizado no Egito. Deus teve misericórdia e decidiu libertá-los. Mas Faraó não queria deixá-los ir embora, por isso Deus enviou pragas para tentá-lo mudar de ideia. Como ele endureceu o coração, Deus decidiu ferir todos os primogênitos do Egito.

Mas para o Seu povo (os israelitas), Deus deu uma ordem: Eles deveriam sacrificar um cordeiro por cada família e com isso teriam a proteção. Eles tinham que passar o sangue deste cordeiro na porta de cada casa, para quando o destruidor (a morte) passasse, ele não entrasse na casa que tivesse sido marcada pelo sangue na porta. Daí vem o termo Páscoa (do hebreu pesah), que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”. Sendo assim, pelo sangue do cordeiro morto, eles foram protegidos da condenação e da morte.

Da mesma forma, Deus enviou o seu Filho Amado Jesus, o Cordeiro Santo para ser morto numa cruz, e o seu sangue aspergido sobre os nossos pecados nos traz salvação, proteção, livramento e vida. Deus sempre nos amou, mesmo quando não O conhecíamos. Porém todos nós O desobedecemos e pecamos, e com isso fomos condenados à morte eterna. E como não podemos apagar essa dívida, precisamos de um cordeiro puro, sem pecados, para nos livrar da condenação.

Jesus é este cordeiro! Quando João Batista viu Jesus se aproximando dele, ele disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29). Jesus se fez homem, morreu para nos salvar e ressuscitou. E todo aquele que crê no seu sacrifício e se arrepende, recebe o sangue Dele que nos dá livre acesso ao Pai. Não precisamos mais fazer sacrifícios nem penitências, pois tudo já foi consumado. O preço já foi pago por nós na cruz. Jesus é a verdadeira Páscoa e nada e ninguém poderá substituí-lo!

A Páscoa é o nascer para uma nova vida com Jesus, é um tempo de renovação pela Palavra do Senhor. É o momento de buscarmos uma nova maneira de pensar, agir e falar. Para isso, temos que abandonar o pecado, desânimo e o medo, e crermos nas promessas feitas por Jesus: “Eu vim para que vocês tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10:10). Nós não podemos nos conformar com as coisas deste mundo, mas sim permitir que sejamos transformados a cada dia pela Palavra de Deus. Jesus foi morto, mas ressuscitou ao terceiro dia. Ele fez isso para que pudéssemos crucificar e matar nossos pecados e ressuscitar o que há de melhor em nós, mas que está sepultado no nosso coração por causa da natureza pecadora.

Quais áreas de sua vida precisam de ressurreição? O que você deixou morrer que precisa renascer o quanto antes? Talvez você tenha a necessidade de ressuscitar a alegria de viver, a paz, a sua fé, os seus sonhos, a esperança, o otimismo, o perdão, o amor próprio e ao próximo etc. Ao responder a essas perguntas, você estará dizendo a Jesus: “Senhor, agora eu entendo o verdadeiro motivo de sua morte e ressurreição. Transforma a minha vida! Muito obrigado por me dar a oportunidade de ser filho de Deus”.

Enfim, desejo que nesta data tão especial você seja restaurado e motivado a buscar, dia após dia, as coisas de Deus, sempre desfrutando da Graça Dele que nos perdoa, nos corrige, nos ama e nos dá a salvação através do Cordeiro de Deus.

Autor: Pastor Antonio Júnior

AUTOR (A)

Stênio Martins

Coordenador Contábil do setor privado, graduando em Ciências Contábeis, 23 anos, membro da Igreja Verbo da Vida em Petrolina. Em busca dos sonhos de Deus para a minha vida, porque sei que tudo que vem dEle é Maravilhoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>