Os Princípios de 2Tm 2:1-7 e a Armadura de Deus

860 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO

“1. Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2. E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros. 3. Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo. 4. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. 5. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. 6. O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. 7. Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo”. 2Tm 2:1-7

 

  • Dependência de Deus & Oração – O versículo 1 apresenta o princípio da dependência de Jesus, buscando força e direcionamento do alto. Ele também está atrelado a arma da Oração descrita em Efésios 6:18, pois um guerreiro não pode ficar sem contato com seu comandante. Assim como o rio sem sua fonte seca, se nós não buscarmos a Jesus Cristo, que é nossa fonte, secaremos.
  • Importância e Cuidado da Palavra & Espada do Espírito – O versículo 2 fala da importância da Palavra de Deus e a quem é confiada seu manejo e continuidade. Em Ef 6:17 a Palavra de Deus é chamada de Espada do Espírito. Se vivêssemos nos tempos antigos e tivéssemos uma espada preciosa nós escolheríamos com muito cuidado quem seria seu próximo portador, não só pela capacidade, mas também pelas intenções e formas de uso. O ensino da Palavra é algo sério e que deve ser confiado a pessoas capacitadas e que realmente amem a Deus, não é vão que Tiago nos adverte que devem haver poucos mestres em nosso meio.
  • Perseverança & Escudo da Fé – No versículo 3 somos exortados a perseverar nos sofrimentos. Da mesma forma, um guerreiro na batalha, quando está usando seu escudo, tem fé que encontrará o momento certo para se reerguer e contra-atacar. Perseverando ele vence aquele ataque. O Escudo da Fé descrito em Ef 6:16 é nossa arma contra a tentação do Inimigo e instrumento de perseverança nas provas.
  • Foco & Sandálias da Prontidão do Evangelho da paz – No versículo 4 somos relembrados de onde iniciamos e nossa missão. É uma exortação a se manter focado no Evangelho de Jesus Cristo. Em Ef 6:15 vemos as sandálias da Prontidão do Evangelho da Paz que é um instrumento que devemos estar vestidos para toda boa obra. Interessante é que o versículo 15 é uma continuação do 14 que começa com: “Mantenham-se firmes”. Quando estamos focados em Jesus Cristo as coisas do mundo não têm valor e estamos prontos para batalhar a qualquer momento.
  • Obediência aos Mandamentos & Cinto da Verdade – O versículo 5 explana que o vencedor é aquele que age de acordo com a regras. Assim obedecer aos mandamentos de Deus além de um sinal de amor é estar pautado na verdade. Obedecer é uma atitude, as vezes percebidas outras não. Também com a verdade, as vezes comprovada outras não. Mas o bom soldado em Cristo Jesus e o atleta vencedor da corrida da vida, estejam sendo observados ou não, estão cingidos com o Cinto da Verdade descrito em Ef 6:14.
  • Justo Salário & Couraça da Justiça – O versículo 6 diz que o trabalhador árduo deverá ser o primeiro a participar dos frutos. Assim, cada um receberá de acordo com o que fez. O trabalhador merece seu salário e nisso há justiça, conforme vemos em Ef 6:14 onde é retratado a Couraça da Justiça. Lembremos de Apocalipse 20 onde se fala dos primeiros ressurretos que reinarão os primeiros mil anos com Cristo.
  • Reflexão & Capacete da Salvação – O versículo 7 nos ensina que se meditarmos na Palavra, Deus nos dará entendimento em tudo. Assim, guardamos (conservamos/ aplicamos) os ensinamentos de Deus e os protegemos em nossa mente através do Capacete da Salvação descrito em Ef 6:17. Ressalte-se que nesse mesmo versículo fala da Espada do Espírito que é a Palavra de Deus.

Aplicando os princípios e usando a Armadura de Deus conseguiremos vencer a batalha e glorificar o nome de Jesus Cristo.

Fica na Paz!

AUTOR (A)

Danilo Guimarães

Servidor público federal, pós graduado em Gestão Pública, 24 anos, membro da Comunidade Cristã Evangélica em Petrolina, fundador do Servos de Jesus e buscando ser um verdadeiro louco pelo o Senhor Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>