Santidade: estamos em obras

893 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO
em-obras-deus-esta-trabalhando-23-09-2010

Texto base: Neemias 2:3

[…] que o rei viva para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, se a cidade em que estão sepultados os meus pais está em ruínas, e as suas portas foram destruídas pelo fogo?

Olá nobre amigo, graça e paz!

Vamos falar um pouco sobre santificação?

A santificação é o nosso aperfeiçoamento baseado na vida de Cristo e deve ser um processo constante em nossas vidas. Mas o que tem haver santificação com a história de Neemias? Então vamos lá, faremos algumas ponderações a respeito disso.

Neemias era um copeiro do rei na Babilônia, mais precisamente um escravo. Os escravos não podiam deixar transparecer suas emoções: tristezas, raivas, angústias, mágoas, etc. Mas um certo dia Neemias foi até a presença do rei servi-lo, e o rei percebeu sua expressão triste e angustiada. Neemias por sua vez relatou o que lhe incomodava e o que lhe tirava a paz: Jerusalém, a cidade de seus pais e familiares, estava em ruínas, sem proteção, fragilizada e à mercê dos inimigos.

Paramos nesse ponto meus irmãos. Perceba que quando existe algo muito importante pra nós, esse algo deve ser preservado, amado e cuidado. Neemias amava sua cidade natal, e por isso não conseguia suportar tal tristeza em vê-la destruída. Nossa santidade é algo que devemos cuidar, proteger e se estiver em ruínas temos de nos apressar para reconstruir o quanto antes, afinal, sem santificação quem verá o Senhor?

Foi o que Neemias fez. Pediu licença ao rei e se mandou para reconstruir a cidade juntamente com o povo. Mas quando partirmos para fazer algo que agrada a Deus as coisas parecem dar errado. Calma meu irmão, só parecem. Quando estamos distante do Senhor, Satanás fica sossegado, pois é o que ele deseja: que estejamos frios, estáticos e independentes de Deus. Mas quando resolvemos trabalhar com seriedade na construção da nossa santidade, isto é, quando focamos em Jesus, o inimigo começa seus ataques.

Justamente o que Neemias enfrentou, ataques, sérios ataques. Não muito diferente de nós, que estamos em processo de santificação todos os dias. Quem já não errou? Ou prometeu não pecar, mas fracassou? O Senhor está pronto a nos perdoar, porém nos adverte para não vivermos uma vida de pecado. Mas afinal quais são esses ataques? Vamos a eles. O inimigo tenta nos intimidar (“quem é você para viver uma vida santa?); Coloca-nos situações de tropeço, como oferecendo-nos aquilo que nossa carne ainda deseja; tenta nos colocar em situação de confusão com outras pessoas, principalmente quando trabalhamos em grupo; desânimo (que nos impede de continuar); e pôr fim a falta de discernimento é um dos calos que impedem nosso aperfeiçoamento espiritual.

Apesar de todos os ataques Neemias sabia em quem crer. Sabia em quem depositar sua esperança e confiança. Soube lutar com armas certas, desenvolveu estratégias orientadas por Deus para a reedificação da cidade. Nós também temos muitas armas como a oração, a verdade, a justiça, a fé, a paz, a salvação e a nossa comunhão com Deus.

Deus desejou a reedificação dos muros, e deseja que eu e você vivamos em santidade, isto é, nos lavando todos os dias, para sermos parecidos com o seu filho Jesus. A santidade não é injetada em nós, é um processo de construção e reparos todos os dias, sabendo que o Espírito Santo estará sempre junto de nós e nos susterá quando a luta for grande demais.

Fique na paz! Compartilhe com os seus irmãos em Cristo e amigos! Abraços!

AUTOR (A)

Onias Lopes

Dentista, 23 anos, membro da Igreja Luz e Vida em Macapá. Seguir os passos de Jesus é o meu objetivo diário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>