Servo de Jesus: John Huss

2224 VISUALIZAÇÕES DEIXE UM COMENTÁRIO

john-huss

 

“Senhor Jesus, é por ti que eu pacientemente suporto está morte cruel.

Então peço-te que tenha piedade dos meus inimigos.”

 

 

John Huss nasceu por volta de 1.370 em uma família camponesa que vivia na pequena aldeia de Hussinek, e ingressou na universidade de Praga quando tinha por volta de dezessete anos. A partir de então toda sua vida transcorreu na capital de seu país, executados seus dois anos de exílio e encarceramento em Constança. Em 1402 ele foi nomeado reitor e pregador da capela de Belém. Ali ele pregou com dedicação a reforma que tantos outros checos propugnavam desde os tempos de Carlos IV. Sua eloquência e fervor eram tamanhos que aquela capela em pouco tempo se transformou no centro do movimento reformador.

Jan Huss, também conhecido em português como João Huss, o famoso reformador da Boêmia, nasceu em Hussinek (75 km s. s. w. de Praga) possivelmente dia 6 de julho de 1369, como acreditam, tendo sido queimado vivo em Constança dia 6 de julho de 1415. O nome Huss é a abreviação do seu lugar de nascimento, feita pelo próprio, em cerca de 1399; anteriormente era conhecido como Jan Hussinek, ou, em latim, Johannes de Hussinetz. Seus pais eram checos de poucas posses.

O nome “Huss” significa ganso.

Morto em uma estaca, “Ele chegou até à estaca olhando para ela sem medo. Ele subiu nela depois que dois assistentes do carrasco haviam rasgado suas roupas… Naquele momento, um dos eleitores, o príncipe Ludwig do Palatinado, subiu e implorou que Huss voltasse atrás, para que fosse poupado da morte nas chamas. Mas Huss respondeu:

‘Hoje vocês assarão um ganso magro, mas em cem anos ouvirão

Um cisne cantar. Não serão capazes de assá-lo e nenhuma

Armadilha ou rede poderá segurá-lo’.

 

AUTOR (A)

Kelve Silva

23 Anos, Alagoano, membro da Igreja Batista Vida de São Miguel dos Campos- AL, Seminarista do curso de Missões com ênfase em Ministério Pastoral na Escola Adore & Proclame (EAP).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>